top of page

Vamos Falar sobre TIPOS DE CORPO

Quantas vezes não entendemos o porquê de uma determinada peça de roupa ficar perfeita em alguma pessoa e em nós não.

Para se vestir bem, é preciso conhecer o seu tipo de corpo e escolher roupas que realcem os pontos fortes da sua silhueta, escondendo o que a incomoda e realçando os pontos fortes.

Vestindo o seu corpo corretamente, você terá sempre a aparência certa, em todas as circunstâncias. Valorize a sua silhueta!


- Imagem retirada do Pinterest -

Existem 5 tipos de silhuetas, ampulheta, retângulo, oval, triangulo ou pera e triangulo invertido.

E vamos agora falar um pouquinho sobre cada um deles.


Se o seu corpo é um corpo ampulheta Use e abuse de peças que marquem a cintura. Os vestidos envelope são uma ótima opção, assim como os casacos cintados ou os vestidos com um cinto na zona da cintura.

Opte por saias e vestidos mais fluidos e menos agarrados ao corpo, para disfarçar a largura das coxas. Se for magra, esqueça o que disse e arrisque saias-lápis, mais afuniladas e femininas. Para suavizar um pouco a silhueta curvilínea, escolha umas calças de corte reto e sem padrão. Se quiser usar riscas opte pelas verticais, que alongam. Nada de peças nem demasiado justas nem demasiado largas. O meio termo é o melhor para um corpo de formas equilibradas. Se o peito for volumoso não use camisas de folhos ou peças com muitos detalhes na zona do peito. Use decotes em V, que fazem com que o pescoço pareça mais comprido. Se tiver um peito pequeno use os decotes que quiser. Abuse nos cintos e na cintura marcada. Se tem um corpo retângulo Se foi abençoada com um corpo destes, use peças mais estruturadas e com mais detalhes. Por exemplo, peças de corte império, com um só ombro, folhos, drapeados ou sobreposições.

Peças demasiado clean e sem pormenores fazem saltar ainda mais á vista a sua falta de curvas.

Tudo o que marque a cintura é bem vindo, blazers, vestidos cintados, é escolher.

As calças devem ser de cintura baixa.

Prefira partes superiores mais curtas. Tudo o que acabar na zona das ancas só vai acentuar o retângulo que há em si.

Se for fã de padrões os de bolas ( ou mais arredondados) são os melhores, porque suavizam os traços retos do corpo e dão a tal ilusão de curvas, que é o que se quer.

Prefira vestidos e saias mais volumosos ou com forma de A (ou seja, que alargam na base), que façam um maior contraste com a parte superior do corpo.

Não use partes de cima e de baixo de tons muito semelhantes, opte por cores contrastantes e que demarquem bem a zona superior e inferior.

Use decotes em V.

Não use nada muito largo nem reto.


Se o seu corpo é um corpo oval Vai aceitar o seu corpo e viver feliz.

Posto isto, é obrigatório roupa que lhe assente bem e do tamanho certo. Nem demasiado pequena, nem demasiado larga (para esconder o que não lhe agrada).

Prefira cores escuras.

Mais uma vez os decotes em V são boas escolhas, porque ajudam á ilusão de alongamento do corpo.

Elimine os brilhos, os padrões espampanantes, os folhos, as pregas e os volumes.

Prefira vestidos e saias mais volumosos ou com forma de A (ou seja, que alargam na base), que façam um maior contraste com a parte superior do corpo.

Também não vale a pena investir em peças que marquem excessivamente o peito (tipo corte império) ou a cintura, saias justas e afuniladas, acessórios demasiado grandes na zona do pescoço (lenços, cachecóis, colares volumosos), riscas horizontais, ou peças de alças finas. Se tem um corpo Triangulo \ Pera Escolha camisas, camisolas e tops com mais pormenores.

Folhos rendas detalhes nos ombros, mangas com algum volume, brilhos e caicais são recomendados para desviar as atenções para o tronco.

Os acessórios também ajudam golas, lenços, colares e brincos.

Se quiser usar cintos, devem estar na zona da cintura e não das ancas, para não evidenciar ainda mais a largura dessa zona.

Prefira saias pelo joelho (mais fluidas) e calças de corte reto, que não afunilem.

Aposte em looks bicolores com partes de baixo mais escuras e partes de cima mais claras ou estampadas.

Não use calças e saias de pregas, leggings, peças com detalhes na zona das ancas, saias e vestidos rodados, mini saias coladas ás ancas, saias com grandes estampados, cinturas justas e subidas e camisas por dentro da saia \ calça. Se tem um corpo Triangulo invertido Não use nada com grandes pormenores na parte superior do corpo e opte por camisas com cortes e linhas simples, ou mangas cavas.

Não use nada com grandes golas, tecidos volumosos, caicais, ombros marcados, camisas e casacos curtos.

Se não passa mesmo sem uns bordados ou uns detalhes mais femininos, guarde-os para a parte de baixo das camisas \ camisolas e não para a parte de cima.

Já na parte de baixo sinta-se a vontade para usar bolsos, folhos ou estampados.

Opte por tons escuros em cima e mais claros em baixo.

Abuse das saias e vestidos volumosos.

Não diga que não ás minissaias e aos calções.

Vamos valorizar as pernas e desviar a atenção dos ombros.

Escolha calças com alguns detalhes (pregas, por exemplo) e que lhe deem mais volume.

Nada contra calças que alarguem na base, tudo contra calças que afunilem. Se gostaste deste artigo e te ajudou a tirar algumas ideias, deixa-me o teu comentário, pois a tua opinião é muito importante para mim.

Podes me deixar também sugestões de temas que gostavas que aborda-se aqui. Beijo Dora Guimarães


1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Nossa Imagem

Diz quem Sabe que Uma Imagem Vale mais que mil palavras, será verdade? A verdade é que uma primeira impressão é sempre, ou quase sempre, baseada maioritariamente em elementos visuais. Quer queiramos o

bottom of page